quinta-feira, 8 de novembro de 2007

A vida por um fio...



Ufba (Universidade federal da Bahia) _ Maio de 2011
Gleice Oliveira / Bruno / Carlos Luís / Rafael Leite
Orientado por Lanuza
Objetivo: Elaborar Hipertexto

Resumo
Este artigo visa oportunizar o conhecimento e discussão de um dos temas mais atuais na sociendade: O avanço tecnológico e suas implicações. A discussão têm a finalidade de ressaltar a importância das relações humanas e o confronto entre afetividade e interação.


Palavras-chave: Internet - Avanço tecnológico - comunicação - Desenvolvimento Ciência e tecnologia.

No mundo atual a tecnologia está em toda parte. Vivemos numa aldeia global onde as pessoas não precisam sair de seus lares para vivenciar experiências ou comunicar-se com outras.
Cada dia surgem novas profissões, instituições acadêmicas, ideologias e até mesmo novos paradigmas em decorrência do grande avanço tecnológico ao qual fomos submetidos.
Hoje, um indivíduo que estuda numa faculdade de Educação a distância e é um profissional da informática não apresentará inicialmente necessidade alguma de sair de sua casa, pois todas as suas atividades, bem como pagamentos, resolução de problemas e até mesmo lazer (filmes, jogos entre outros), estarão disponibilizadas numa tela de computador que tornou-se praticamente a extensão de nossas mãos. Diante do exposto vale um questionamento: Esse avanço é uma oportunidade ou uma ameça?
São indiscutíveis as vantagens oportunizadas por esse avanço, a exemplo disso podemos citar a interatividade que a cada dia adquire mais espaço, isso permite que cidadãos dos mais diversos locais possam conhecer novas culturas e tenham acesso a livros, artigos e documentários, que certamente não teriam sem o advento da internet. Outro positivo exemplo são as discussões acadêmicas que enriqueceram bastante com diversificados subsídios para pesquisas. Para a saúde também houve melhorias; hoje as consultas médicas e acompanhamentos odontológicos já podem ser vistos de casa nos modernos prontuários virtuais com o histórico e imagens dos tratamentos que foram efetuados, uma evolução inimaginável se questionada há 10 anos atrás. As grandes e pequenas empresas usam e abusam da tecnologia, são tercerizadas de telemarketing contatando clientes de todo o mundo para vender ou prestar serviços, propagandas interativas para massificar o lançamento de um produto ou até ofertas diferenciadas para atingir um público específico. Funcionários também não ficam de fora, utilizam os meios de comunicação para conhecer e divulgar seu trabalho e a empresa que fazem parte, e assim possibilitam seu crescimento profissional e ainda ajudam no Marketing empresarial.
Não é difícil perceber que o Ciberespaço é atrativo e importante e por este motivo está atuando positivamente em todas as áreas; Social, educacional e profissional, deixando claro que hoje estamos vivendo numa nova era para a humanidade.
Mas não se pode apenas falar dos "prós", é óbvio que todo avanço, como o próprio nome denuncia é algo positivo, porém existem os "contras" e eles também merecem discussões.
É estranho pensar que o mesmo avião inventado e construído com a finalidade de transportar pessoas num tempo diferenciado, também serviu para conduzir uma bomba atômica até Hiroshima, as mesmas descobertas médicas que criam poderosas vacinas para fortelecer e preparar o organismo, permitindo que este proteja-se de futuros microorganismos, também podem provocar uma guerra biológica e matar milhares de pessoas. Essa reflexão nos pensar no poder concedido ao homem e nas possibilidades que ele vivencia com os avanços e descobertas tecnológicas.
Hoje, inunda-se a internet com informações e imagens pouco recomendáveis, de acordo com os padrões morais vigentes,outra problemática são as substituições dentro das empresas, pessoas foram trocadas por máquinas e o trabalho de dez pode facilmente ser feito por cinco pessoas em algumas fábricas textéis do nosso país, uma fonte de preocupação para os pais são as facilidades encontradas por crianças e adolescentes para acessar informações ou transmiti-las com o uso de computadores, celulares e outros aparelhos eletrônicos desenvolvidos com essa finalidade e ainda a dificuldade de acompanhar e conhecer as relações e atividades que estão sendo vivenciadas e realizadas por seus filhos.
E por falar em relação, onde está a afetividade?
As pessoas se distanciaram, o que se vê é uma interatividade através de meios de comunicação que permitem diálogos e trocas de informação, porém o contato físico entre as pessoas, a troca de olhar, o sentir o tocar, está sendo destruído por esta distância telefônica e computadorizada que aumenta assustadoramente nos dias atuais, no filme Denise está chamando de Hal Salwen fica evidente que as relações humanas estão se resumindo a fax, telefones e computadores e essa é uma realidade que leva alguns cidadãos a questionarem se as vantagens que podem retirar deste meio tecnológico podem suplementar os perigos que daí podem advir.
Acredito que a nossa responsabilidade está justamente em como saber usar a tecnologia e assim poder orientar as outras pessoas, sejamos pais, filhos, educadores ou não, mas sempre haverá alguém que precisa ser alertado: Dizendo Sim a evolução e Não a Vida por um fio...!


Referências Bibliográficas

http://www.eb2-miranda-douro.rcts.pt/34/tecnol.htm
http://dn.sapo.pt/2006/08/03/economia/evolucao_tecnologica_constroi_novas_.html
http://www.cefetsp.br/edu/sinergia/7p9c.html

Um comentário:

professora disse...

Gleice,

Seu artigo está excelente !! digno de publicação, pense sobre isto p/créditos em uma futura pós ou mesmo p.q vale a pena socializar c/outros a sua construção.
Fiquei na dúvida qto a autoria do texto sobre interatividade p.q não aparece o nome do autor, apenas o site da UNICAMP mas alguém escreve... veja se consegue identificar e complemente.

SUCESSO nos sues próximos passos, sua nota é ......10 !!!