terça-feira, 4 de setembro de 2007

Resenha - Vídeo América


Partindo do pressuposto de que globalização é a interdependência de todos os povos e países do nosso planeta, podemos entender que no filme América a aldeia Global sofreu mudanças e um movimento constante que definiu novas crenças e culturas.
Atualmente, o mundo consegue acompanhar ao vivo os acontecimentos do mundo inteiro. Vários são os meios de comunicação que transmitem diariamente as mais diversas notícias, TV, rádio, jornais, internet sempre atualizando o mundo e a cada dia que passa descobrindo novas possibilidades.
Com todo esse avanço a serviço da humanidade, da à impressão que o planeta ficou menor, hoje todas as áreas e setores sofrem influência e se modificam com a globalização.
A medicina, a moda, a engenharia não são mais as mesmas depois de tanto “movimento”.
Hoje uma empresa produz um mesmo produto em vários países e os exportam para outros, também podemos observar a fusão de empresas, tudo isso tem como objetivo baixar custos de produção, aumentar a produtividade, então produtos semelhantes são encontrados em qualquer parte do mundo.
É possível ressaltar vários pontos positivos da globalização, produção de riquezas e do consumo, que é a primeiro grande resultado da mudança, as facilidades de localização e contatos, porém existem as cruéis desvantagens dessa movimentação.
O desemprego estrutural (indústrias robotizadas), os países subdesenvolvidos que sofrem as conseqüências por não acompanhar a velocidade do crescimento tecnológico, as crises de adaptação que terminam distanciando pessoas da evolução os deixando a margem do processo, entre outros.
Percebe-se que as desvantagens ocorrem num ritmo igualmente veloz que as vantagens e essa análise preocupa muito os estudiosos.
Por este motivo nasce um enorme desafio político, que é saber intermediar essa evolução para que haja benefícios e não problemas para a humanidade. Considerando que todas as esferas da vida, os padrões de trabalho e educação, as formas de lazer e expressões artísticas, as tecnologias, os processos de organização e administração, sofrem severas influência com este movimento, concluímos que a globalização é um processo que exige muito dos países. Espera-se que os países periféricos e/ou subdesenvolvidos adaptem-se em curto prazo para que possam sobreviver e para tal os nossos governantes deverão intervir a todo tempo para que o movimento mundial não se transforme num monstro sem controle.

Um comentário:

professora disse...

Ótima análise da conjuntura social que o filme aborda. vc conseguiu fazer um olhar "semiótico" da abordagem do filme.
Senti falta da descrição cenográfica e suas inferências na vida das pessoas no decorrer das décadas abordadas no filme.
Parabéns !!

Nota 9,5