domingo, 9 de setembro de 2007

CIÊNCIA E TECNOLOGIA


Nanotecnologia
Está associada a diversas áreas (como a medicina,eletrônica, ciência da computação,física,química, biologia e engenharia dos materiais) de pesquisa e produção na escala nano (escala atômica). O princípio básico da nanotecnologia é a construção de estruturas e novos materiais a partir dos átomos (os tijolos básicos da natureza). Sem dúvida uma área bastante promissora, já que a cada dia a evolução tecnológica se mostra mais abrangente.A nanotecnologia é extremamente importante para o Brasil, por que a indústria brasileira terá de competir internacionalmente com novos produtos para que a economia do país se recupere e retome o crescimento econômico.
Este é um grande desafio para todos nós.

Biocombustível
É qualquer combustível de origem biológica, que não seja de origem fóssil. É originado de mistura de uma ou mais plantas como: cana-de-açúcar,mamona, soja, cânhamo, canola, babaçu,lixo orgânico, entre outros tipos.
O biocombustível ou combustível biológico é uma alternativa viável para substituição do petróleo com uma série de vantagens, tanto ambientais, como econômicas e sociais. Há um indicativo de que é possível 5% de adição de biocombustível no diesel de petróleo, que alimenta a economia, diminui a importação de petróleo e reduz a poluição.
O Brasil tem tecnologia comparável ou superior a de muitos países. Com o pólo instalado e em atividade, o país poderá ser um grande exportador de energia, pois ele tem competência, pesquisas e nível suficiente para ensinar e transferir essa tecnologia para o resto do mundo. "Esta é uma grande vantagem. Nós temos competências, não é necessário importar tecnologia, apenas alguns detalhes", diz Parra.

RTransgênicos
São organismos que, mediante técnicas de engenharia genética, contenham material genético de outros organismos. A geração de transgénicos visa a obtenção de organismos com características novas ou melhoradas relativamente ao organismo original. Resultados na área de transgenia já são alcançados desde a década de 1970, na qual foi desenvolvida a técnica do DNA recombinante.
A manipulação genética recombina características de um ou mais organismos de uma forma que provavelmente não aconteceria na natureza
. Por exemplo, podem ser combinados os DNAs de organismos que não se cruzariam por métodos naturais.

Células tronco
Também conhecidas como células-mãe ou células estaminais, são células que possuem a capacidade de se dividir dando origem a células semelhantes às progenitoras e de se transformar (num processo também conhecido por diferenciação celular) em outros tecidos do corpo, como ossos,nervos, músculos e sangue. Devido a essa característica, as células-tronco são importantes, principalmente na aplicação terapêutica, sendo potencialmente úteis em terapias de combate a doenças cardiovasculares, neurodegenerativas, diabetes tipo-1, acidentes vasculares cerebrais, doenças hematológicas, traumas na medula espinhal e nefropatias. O principal objetivo das pesquisas com células-tronco é usá-las para recuperar tecidos danificados por essas doenças e traumas. São encontradas em células embrionárias e em vários locais do corpo, como no cordão umbilical, na medula óssea, no sangue, no fígado, na placenta e no líquido amniótico .

Genoma
Genoma é toda a informação hereditária de um organismo que está codificada em seu DNA(ou, em alguns vírus, no RNA). Isto inclui tanto os genes como as sequências não-codificadoras (conhecidas como ADN-lixo, ou junk DNA). O termo foi criado, em 1920, por Hans Winkler, professor de botânica na universidade de Hamburgo entretanto não é mais usado porque sabe-se que estas sequências não codificadoras são muito importantes para a regulação gênica, dentre outras funções.
Mais precisamente, o genoma de um organismo
é uma sequência de DNA completa de um conjunto de cromossomos; por exemplo, um dos dois conjuntos que um indivíduo diplóide contém em cada uma das suas células somáticas. Quando se diz que o genoma de uma espécie que se reproduz sexualmente foi "sequenciado", normalmente está a referir-se à determinação das sequências de um conjunto de autossomos e de um de cada tipo de cromossomo sexual, que determinam o sexo. Mesmo em espécies cujos indivíduos são todos do mesmo sexo, o que é descrito como "uma sequência genómica" pode ser um composto de cromossomos de vários indivíduos.

Nenhum comentário: