quinta-feira, 25 de outubro de 2007

Denise está chamando




Denise está chamando, um Filme de Hall Sawen, pode transformar alguns minutos da vida do espectador num questionamento constante ou numa irritação descontrolada.
O filme que é caracterizado como comédia, mas apresenta um tom trágico, conta a história de alguns personagens que vivem num mundo virtual, onde cada diálogo, sentimento, realizações acontecem por meio de telecomunicação e não há se quer um contato físico real.
O telefone sem dúvida é o principal personagem desse filme, tudo acontece por meio de fios telefônicos, que ligam curiosamente a vida dos envolvidos.
Depois de diversas tentativas frustradas de encontros que não acontecem,há uma cena em que Jerry e Barbara fazem amor pelo telefone e assim dividem seus prazeres virtuais. Numa outra cena, Denise a única personagem que parece ter um pouco de vida real no filme, consegue conferenciar todos os "amigos virtuais" numa conversa em que seu trabalho de parto é assistido pelo doador do sêmen que ela utilizou para engravidar. O mais interessante é que além deste nascimento, no filme também acontece a morte de uma das personagens que tentava durante todo o enredo aproximar as pessoas e ainda assim ninguém foi ao seu enterro.
Enfim o filme trata das relações e interatividade, abrindo espaço para uma reflexão sobre cibercultura e suas implicações, permitindo assim um questionamento constante: A dinâmica de aproximação provocada pela internet e outras tecnologias de comunicação, realmente aproxima ou distancia as pessoas?
Vale uma reflexão sobre o tema.

2 comentários:

professora disse...

Gleice,

Lembre-se q este é um academico e blog aberto ao mundo, então seria prudente "amenizar" "sinonimizar" algumas palavras, p.q podem pensar q a profa tá passando filme proibido p/menores né ???

Marcos disse...

E aí gostou do filme? Passou o fim de semana assistindo! Seu link Leia tudo... não funciona.